sábado, 5 de julho de 2014

EU LI: FELIZ ANO VELHO



O que você faria caso algum acidente te deixasse tetraplégico? Realmente é difícil saber. Raiva, culpa e tristeza, provavelmente, serão os seus sentimentos, mas a vida continua e você mais cedo ou mais tarde terá que conviver com esse problema. Essa é a história de " Feliz ano velho."  Uma história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva. O autor fez da sua própria experiência um ótimo best-seller. O romance foi escrito em 1982 e virou filme em 1987.
 O livro vai direto ao ponto. Inicia logo com o acidente que deixou Marcelo preso em uma cadeira de rodas.
" Subi numa pedra e gritei:
- Aí Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui em baixo, seu milionário disfarçado.
   Pulei com a pose do Tio Patinhas, bati a cabeça no chão e foi aí que ouvi a melodia: biiiin."
 Esse é o começo do livro. A obra é narrada em primeira pessoa e possui uma linguagem bem jovem.
Filho de um deputado desaparecido durante a ditadura, Marcelo, reconta toda sua vida enquanto está na cama do hospital. Vários assuntos são bordados como sexo, drogas e política. Tudo é contado de uma maneira espontânea e sem pudor.
 " Feliz ano velho" foi o primeiro livro de Paiva, onde ele começou a escrever assim que recuperou os movimentos das mãos. Marcelo publicou outros livros depois desse.
Tem uns dois dias em que o terminei de ler e confesso que ele me fez olhar a vida de uma outra maneira. Viva mais e se aborrece menos. Faz dos pequenos acontecimentos se tornar um grande momento. Curta os seus amigos, aproveite bastante, pois nunca sabemos o dia do amanhã.

Nenhum comentário: